quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Review tardio: Nexus 4 VS Samsung Galaxy S3

Bom, eu fui um feliz dono de um Samsung galaxy S3. Fui porque, devido as estripulias de uma gatinha (saudade jujuba), meu smartphone caiu no chão e ficou totalmente inutilizado. Ele não quebrou o "vidro", simplesmente arrebentou a matriz oled dele. Por fora, está intacto. Como substituto, comprei um nexus 4. Pensei na epoca em pegar um moto x, que havia sido recentemente lançado, mas o preço me fez mudar de ideia. O valor dele era exatamente o mesmo do S3. Arrisquei no Nexus 4 e devo admitir ele superou as expectativas. Bom vamos ao review, esse review não vai conter as caracteristicas tecnicas de ambos os celulares, essa informação vocês podem obter AQUI, AQUI e AQUI. Meu review vai partir das minhas impressões, meu uso e minhas opiniões. Não tome por verdade o que vou dizer pois, se tratando de celular eu cheguei a uma conclusão obvia: tudo é subjetivo. Tem gente que gosta de telão, e tem gente que gosta de celular pequeno... tem gente que gosta de android, e outros de IOS (iphone). O gosto de cada um é o que deve ser determinante nisso. Agora, meu review vai apontar algumas coisas que eu notei que não foram citados em nenhuma fonte acima. Isso, é o que eu espero que seja agregado a sua opinião caso esteja na duvida entre os dois smartphones.

                                            TELA 


 A primeira coisa que eu notei quando peguei meu nexus 4 foi a qualidade da imagem da tela. Fiquei desapontado inicialmente, as cores apesar de serem mais realistas, são muito mais "opacas". A tela do samsung sIII é muito mais viva, isso se da pela tecnologia usado nos dois aparelhos. Enquanto o Samsung conta com uma tela super AMOLED, o Nexus usa uma tela True HD IPS Plus. Isso significa que a imagem é mais colorida e viva no S3. Entretanto, depois da estranhada inicial, aos poucos fui me acostumando com a tela do nexus 4.


                                                      ACABAMENTO FINAL 


Uma coisa que fez grande diferença para mim foi o acabamento final do Nexus 4. Devo admitir, eu não botava muita fé na LG, mas mudei meus conceitos. O smartphone tem um contorno arredondado e liso, cabe muito bem nas mãos. Não é tao fino quanto o S3, mas é com certeza muito bem trabalhado. Não da para notar em fotos, mas o S3 tem a tampa traseira feita de plastico!!! Isso mesmo, uma tampa tão fajuta que a primeira vez que eu abri achei que iria quebrar. E muito fina, e ridicula. Em contra partida, a traseira do Nexus 4 é totalmente fechada, ou seja sem acesso a bateria, e é um vidro gorilla glass atras. Isso mesmo, ele tem uma parte de vidro na frente e outra atras. O que é pode ser complicado é que, se cair, fudeu, vai quebrar a frente e atras. Mas isso deixa o smartphone com um acabamento muito mais bonito e pratico. Na lateral do nexus 4 ele é feito de um material meio emborrachado, tornando firme a pegada. Já o S3, o acabamento é de um aluminio bem vagabundo, que descascou por eu usar uma capinha para proteger. Veja o fracasso da coisa... A vantagem do S3 é que é beeeeeeeem mais leve. Mas prefiro o Nexus 4.

                                                 SISTEMA OPERACIONAL


 O nexus 4 possui o android puro, original da Google. Isso significa que os updates para ultima versão do sistema saem mais rapido. O meu já esta rodando o kitkat 4.4, recebi ontem via OTA. Demorou mais ou menos umas duas semanas depois que foi lançado para chegar para mim. Em contra partida o S3 possui um android na versão 4.3, com a interface touchwiz. Olha, eu vejo hoje a diferença brutal de desempenho do meu nexus comparado com meu s3. Tinha dias que meu galaxy engasgava a ponto de eu ter que retirar a bateria. E olha que eu não era um heavy user desses que roteiam o aparelho e coisa e tal. Meu nexus roda tudo, perfeitamente bem, SEM UM ENTRAVE SEQUER. Muitas pessoas reclamaram que a versão do kitkat do nexus 4 não veio com a barra transparente semelhante ao nexus 5. Eu ate instalei a interface no nexus 4 mas achei que ficou feia. Os icones ficaram maiores do que o normal... me causou estranhesa.
QUALIDADE DO SOM Olha nesse quesito o meu nexus da uma surra no galaxy s3. O som do alto falante (quanto toca, vejo videos, etc) é muito alto. O Galaxy s3 com o som no maximo mal dava para ouvir. Outro ponto que nenhum review que eu li aborda é referente na qualidade do som quando eu efetuava uma chamada. A primeira coisa que eu notei quando liguei com ele pela primeira vez é que a voz de quem falava comigo estava mais nitida, mais definida. Minha esposa me reportou que minha voz também estava melhor. Quando eu usava o galaxy s3 era como se eu estivesse falando de dentro de uma caixa.


                                                                    PREÇO

Agora é a grande sacada, o Nexus 4 custa em media de 10% a 20% menos do que o galaxy s3. Hoje, revendo meus conceitos, eu teria optado pelo nexus 4 ao inves do galaxy s3. Provavelmente meu proximo smartphone vai ser um nexus... seja la qual for a versão mais recente.
Conclusão: Gosto é subjetivo, tendo eu usado os dois smartphones concluo que o melhor para mim é o nexus 4. Vai com fé que tem café.

2 comentários: